E Pedro ali no meio

Por Rebecca Gompertz

Pág-3---Filho-do-Meio (1)

Quando Pedrinho nasceu foi uma festa: Lucas ganhou uma companhia. Seus pais, com mais bagagem, se sentiam mais confiantes. Todo o enxoval de Lucas estava guardadinho, só esperando a vinda de um segundo filho. Nada de correria, como da primeira vez.

Crescendo, Pedrinho percebeu que o mais velho podia escolher suas camisetas e a cor da bicicleta nova, enquanto ele recebia o que não cabia mais no irmão. Sua mãe explicou que, como primogênito, Lucas às vezes teria algumas vantagens. Mas também não seria mais o bebê da família, como era Pedrinho.

Foi aí que nasceu Aninha e os problemas se multiplicaram. Ela roubava a atenção, tinha seu próprio quarto, roupas e brinquedos, enquanto ele ficava largado no meio.

Só quando estava prestes a se tornar pai pela terceira vez, decidiu levar esse sentimento para a terapia. Relembrou a adolescência rebelde, sempre escutando o sermão: por que não era responsável como Lucas, ou focado nos estudos como Aninha?

Depois dessa fase, deixou de tentar chamar a atenção dos pais e se provou, sim, muito responsável e estudioso. Pagou a faculdade fazendo bicos e foi o primeiro entre os três a morar sozinho.

Será que teria essa independência se fosse criado de outro jeito? Entre as quatro paredes do consultório, enxergou pela primeira vez as dificuldades do irmão em lidar com as expectativas dos pais e como a irmã não consegue tomar grandes decisões sozinha.

Percebeu também como seus próprios filhos tinham uma dinâmica diferente. A criação cuidadosa refletia na forma como interagiam entre si, sem mágoa.

Entre perdas e ganhos, Pedro finalmente sentiu estar no centro da própria vida.

Colaboraram: Anamaria Jannuzzi, Carol Cruz, Juliana Moreira, Jullyane Silva, Juliana Macedo, Juliana Alonso, Thais Gomes, Marcelle Polido, Giovanna Soares, Dra. Verônica Cezar Ferreira (Associação Paulista de Terapia Familiar)