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A influência da moda

 

Por Carolina Fioratti e Maria Eduarda Nogueira

 

Quando pensamos na influência que a moda exerce na sociedade, logo nos vem à mente as grandes marcas de luxo – Chanel, Dior, Prada… Através de desfiles e ações publicitárias com celebridades e influenciadores, a alta costura lança tendências para toda a indústria da moda. Indústria esta que também recebe sua própria dose de influência da sociedade, que demanda posicionamento e responsabilidade. 

Mas, seu alto custo não permite que as marcas de luxo sejam acessíveis para todos. Com isso, o público geral acaba recorrendo a peças inspiradas, réplicas e até cópias. Algumas marcas não aceitam ver seus detalhes característicos em outras peças, então, podem recorrer ao direito da moda. Em alguns casos, é possível até mesmo patentear a criação e garantir, perante a justiça, que ela não seja apropriada por mais ninguém. Exercer uma grande influência tem lá os seus custos…

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

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