
bem-vindo, jogador! aqui você vai conhecer as regras do jogo “pejotizando!”.
como jogar?
no início da partida, cada jogador pode assumir o papel de contratante ou contratado e tomar decisões para sua carreira. os personagens terão caminhos convergentes, mas cada um com seus direitos e deveres.
contratado
se você escolheu ser trabalhador, o jogo te dará duas opções de contrato. atenção: essa decisão é inicial e pode ser alterada conforme o andamento do jogo.
na primeira opção, você trabalhará clt e terá uma carteira de trabalho assinada, assim como 37,4% dos brasileiros em 2023, de acordo com a agência gov. você vai conhecer benefícios como salário fixo, fundo de garantia, seguro desemprego e previdência social (confira mais nas casas amarelas). mas pode ser que seu salário líquido seja menor, pois parte dele será tributado.
caso escolha a segunda opção, você trabalhará como uma pessoa jurídica, ou pj, assim como 13,2 milhões de brasileiros em 2022, de acordo com o ibge. nessa opção, você será dono de seu próprio negócio, contratado como uma empresa que prestará serviços à outra. além disso, poderá escolher quando vai trabalhar, não ter horário fixo, diversificar sua fonte de renda e até receber mais.
é recomendado que tenha dinheiro guardado caso seja demitido. pense no futuro. faça uma previdência privada. além disso, você não terá nenhuma legislação te amparando. seu único documento será o contrato entre você e seu contratante.
ao final do jogo, você terá a opção de se aposentar. caso tenha condições suficientes para isso, ótimo. se não, continue trabalhando!
contratante
se você escolheu esse papel, seu objetivo é contratar seus funcionários da melhor forma. caso opte por assinar carteiras de trabalho clt, você deverá pagar uma alta carga de impostos para conceder todos os direitos necessários.
mas, para alcançar o lucro máximo e turbinar seu negócio, você pode contratar um prestador de serviços como pj. aqui, você não precisará garantir os direitos previstos na lei, mas seu contratado não terá vínculo empregatício.
jogada secreta: aqui, você terá a opção de juntar as duas coisas. suponha que você queira lucrar mais e decida que direitos não estão no seu orçamento. você poderá fazer um contrato nos moldes pj mas exigir funções clt, não é um máximo? ou seja, o funcionário vai ser exclusivo e fazer horário fixo, além de receber um salário compatível com o mercado, tudo isso sem nenhum direito. afinal, ele será um pequeno empreendedor!
cuidado, é uma escolha que pode causar problemas e você talvez terá de pagar todos os benefícios não concedidos durante o tempo de contrato. a brecha você tem, mas vale pensar bem.
o jogo já começou!
colaboradores: edson dos santos (engenheiro mecânico), geicemara oliveira (recursos humanos), luciana conforti (juíza do trabalho do TRT6 PE), nevin mourad (social media), silvio giannini (jornalista e publisher).