As feridas da menina-mãe

Por Bruna Caetano e Jade Rezende

Quando Giovanna descobriu sua gravidez, aos 17 anos e no sexto mês de gestação, ela cursava o último ano do ensino médio em um colégio particular. A escola permitiu que a aluna estudasse de casa — pela lei nº 6.202/1975, estudantes que engravidam têm o direito à licença-maternidade sem prejuízo do período escolar. Manuella nasceu no fim do ano e sua mãe, depois de alguns meses sem frequentar o colégio, conseguiu se formar.

Lêda Cordeiro, diretora e professora de escolas municipais de São Paulo, comenta que esse afastamento das instituições de ensino é muito prejudicial às adolescentes que engravidam, uma vez que elas perdem o aprendizado proporcionado pelo ambiente escolar.

No ano seguinte, Giovanna seguiu afastada da sala de aula e, ao invés de ingressar na faculdade como a maioria de seus amigos, a estudante dedicou todo o tempo que possuía à filha. A rotina foi um pouco agoniante, principalmente por ver seus amigos estudando, trabalhando e conhecendo gente nova. “Quando as pessoas iam embora depois de me visitar, eu percebia que existia uma vida lá fora e eu estava parada, sem fazer nada”, conta.

O peso da gravidez indesejada na adolescência foi um pouco minimizado por Giovanna ter engravidado no último ano da escola e contado com o suporte da instituição, da família e do pai da criança — além de uma boa condição financeira. Para Letícia, porém, a situação foi diferente.

Sem apoio familiar e depois de uma gravidez de risco, a jovem teve sua primeira filha aos 16 anos. Hoje, aos 20, já é mãe duas vezes. “Não desejo isso para adolescente nenhuma. Tem que ser muito forte para aguentar as pancadas”. E ela nem sempre foi.

De tanto pular de casa em casa, era chamada de cigana pelo pai. Teve depressão durante a primeira gravidez, e com a bebê já em seus braços, chorava noites e noites. Por não ter um lar, por não ter dinheiro, e, às vezes, o que comer. Da escola, o apoio também não veio.

“Você vai ter que vir em todas as aulas, nem que sua filha nasça aqui.” As palavras duras foram proferidas pela diretora da escola estadual em que Letícia estudava quando disse que não aguentaria frequentar as aulas até o fim do ano devido à gravidez de risco. A aluna, então, voltou para sua antiga escola, que aceitou que ela fizesse os trabalhos de casa.

Para Lêda Cordeiro, essa prática não é a ideal. Ela explica que a lei que possibilita às alunas fazerem as atividades escolares em casa por algum tempo não resolve o problema da evasão escolar. Isso porque as alunas costumam deixar os estudos integralmente após o parto por não terem com quem deixar a criança.

Essa falta de preparo das escolas para lidar com estudantes grávidas tem consequências severas. Sem uma estrutura de apoio é formada uma geração com baixa escolaridade, inclusive para educar seus filhos, explica Maria do Pilar Lacerda, ex secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Por isso, ela defende a criação de planos de ação pelas escolas. No momento, não existem políticas públicas voltadas a jovens que engravidam e têm filhos ainda no período escolar — o foco é sempre em campanhas de prevenção, que muitas vezes são falhas.

Para Maria do Pilar, o ideal para ajudar essas adolescentes e possibilitar que elas continuem estudando é criar uma rede de diferentes setores na comunidade para que o bebê tenha um acolhimento enquanto sua mãe frequenta o colégio. “O objetivo da escola tem que ser pensar na formação integral dos alunos e ensiná-los a enfrentar armadilhas e desafios que a vida oferece”.

Com um apoio direcionado, o recomeço de jovens que engravidam ainda na escola poderia ser muito diferente. Letícia acredita que aquela fase seria menos dura se tivesse tido algum suporte — e tem certeza que outras meninas ainda sofrem pelos mesmos problemas que ela enfrentou.

Hoje, entretanto, ela se considera feliz e finalmente tem um lugar para chamar de lar. O momento de transformação na vida da jovem foi o reencontro com Felipe, um amigo da escola que virou marido e assumiu sua filha. “Quando ele entrou na minha vida, tudo começou a se reconstruir. A minha paz, a minha alegria.”

Já para Giovanna, o recomeço se deu quando retornou aos estudos para entrar na faculdade. “Até então, as vitórias eram todas relacionadas a minha filha: quando ela começava a engatinhar, a comer… Mas quando consegui entrar na faculdade e vi que tive uma vitória só minha, foi muito bom.”

DADOS

O Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil. – Organização Mundial da Saúde. (2010 – 2015).

Em SP, a proporção de bebês nascidos de meninas negras, entre 15 e 19 anos, passou de 56%, em 2012, para 62% em 2017 – Unicef

Número de gravidez registrada na adolescência de bairro pobre de SP é 53 vezes a de bairro rico – Mapa da Desigualdade (Rede Nossa São Paulo) (2019)

A América Latina é a única região do mundo com uma tendência crescente de gravidez entre adolescentes menores de 15 anos. – Organização Mundial da Saúde (2010 – 2015)

Não foram encontradas políticas públicas que apoiam estudantes após o nascimento do bebê. (2019)