logotipo do Claro!

 

Câmeras à vista

 

Por Guilherme Roque

 

Uma câmera, milhões de olhares. Essa é a realidade de quem participa dos chamados reality shows, programas que simulam situações da vida real. No Brasil, os mais famosos são o Big Brother Brasil, A Fazenda e o Masterchef Brasil, que chegam a ter milhões de espectadores uma das votações da edição atual do BBB 20 teve mais de 416 milhões de votos. 

 

Apesar de se diferenciarem no formato, todos os reality shows têm algo em comum: os participantes são submetidos aos olhares constantes de espectadores. Mas, qual é a sensação de ser observado constantemente por tantos olhos? Qual é o sentimento de ser vigiado a todo instante?

 

Sammy Ueda se diz perfeccionista. Ele foi o terceiro colocado da 5ª edição do BBB, permanecendo cerca de 11 semanas confinado dentro de uma casa com os demais participantes. “Me sentia um ratinho de laboratório! Parecia que estava fazendo parte de um experimento, e na realidade era. Costumo dizer que fiz terapia em grupo, ao vivo, os três meses que fiquei lá dentro”, relata. Ser observado em um reality show é saber que seus atos serão julgados por milhões, e que isso acarretará em mudanças na sua vida, como conta o ex-participante: “toda hora olhava para as câmeras e sabia que tinha que ser comedido com as falas e ações, porque senão não tinha mais volta”. Ueda complementa: “O intuito do BBB é de se mostrar, é jogo! Um jogo acima de tudo de convivência, de ego e personalidade”.

 

Segundo o psicólogo João Miguel Marques, especialista em psicologia comportamental, os participantes dos reality shows têm suas ações moldadas por esse sentimento de ser observado por outras pessoas. “A falta do observador direto por mais que eles estejam sendo filmados , em um primeiro momento, inibe muito das situações sociais, que geralmente são julgadas como condenáveis, ou julgadas como certo e errado. Quando estamos em público, temos alguns comportamentos de inibir certas crenças, pensamentos ou atitudes com outras pessoas”.

 

Fontes: João Miguel Marques, psicólogo clínico, especialista em psicologia comportamental

Sammy Ueda, ex-participante do Big Brother Brasil 5

 

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com