logotipo do Claro!

 

Observo, logo existo

 

Por André Netto e João Vitor Ferreira

 

O ser humano é um ser observador. Desde que iniciamos nossas vidas, estamos buscando compreender e sentir o mundo a nossa volta. Grande parte do que pensamos e da forma como tomamos decisões está baseada nas lições absorvidas de nossas experiências. É a partir da nossa observação que nos tornamos seres críticos.

 

Seja pela visão, principal sentido humano, a partir do qual formulamos nossas primeiras impressões de tudo, ou pelos outros sentidos, estamos sempre observando. Observamos quando tocamos, cheiramos e escutamos.

 

Por estarmos sempre analisando o mundo a nossa volta, também estamos constantemente sendo observados, ainda mais no mundo moderno. Você pode até não perceber, mas alguém está te vendo. Câmeras, redes sociais, satélites: todas essas tecnologias têm o poder de nos acompanhar, seja pelo bem ou pelo mal.

 

E querendo ou não, todos nós gostamos de ser notados, porém da nossa forma. Criamos personagens nas redes sociais para que os outros observem apenas o que queremos, e somos constantemente julgados pelo olhar alheio. 

 

Mais do que tudo, o jornalismo é baseado na observação. Tudo que é feito na imprensa é baseado na observação do mundo e de seus principais acontecimentos. Esse suplemento nada mais é do que uma grande observação do observar.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com