logotipo do Claro!

 

Corrida de obstáculos

 

Por Camila Paim e Rafael Sampaio

 
 animais
Arte por Danilo Moliterno e Gabriella Sales

 

 

A aeronave Impulse 2 detém o recorde de maior voo sem paradas com 6.480 km percorridos. Para a sorte dela, o Fuselo não pode entrar na disputa. Fuselo é uma ave de menos de meio quilo que consegue voar quase o dobro da distância registrada pela Impulse sem fazer nenhuma pausa. Em setembro de 2020, um desses pássaros, monitorado por um rastreador, foi do Alaska à Nova Zelândia. A jornada sem descanso de 12.200 km durou 11 dias.

 

Antes de voar longas distâncias, o Fuselo acumula uma boa reserva de gordura e energia
Antes de voar longas distâncias, o Fuselo acumula uma boa reserva de gordura e energia

 

Ações como essas, que provocam esgotamento físico e conferem riscos para a espécie, são consideradas desafios. Apesar do Fuselo ter características que possibilitam sua anual epopéia de voo, como a eficiência no uso energético das suas reservas corporais, a sua jornada em busca de locais mais quentes é desafiadora, muitas aves ficam pelo caminho. Para os animais, a aventura não é uma escolha, encarar desafios é necessário para a sobrevivência. Às vezes, entretanto, os riscos são tamanhos que sobreviver é quase um milagre.

 

Quando adultas, com quase dois metros e até 700 kg, as Tartarugas Marinhas de Couro praticamente não têm predadores naturais. Cenário bem distinto são os anos que antecedem esse estágio. O projeto Tamar estima que de cada 1000 ovos de tartarugas de couro depositados nas praias brasileiras, apenas um ou dois alcançaram a fase adulta. Antes da eclosão, os ovos podem ser desenterrados por lagartos; os filhotes podem ser devorados por aves; e caso não cheguem no mar antes do amanhecer, morrem desidratados. É uma grande maratona pela vida.

 

Os filhotes são tão leves quanto uma barrinha de cereal
Os filhotes são tão leves quanto uma barrinha de cereal

 

Mais que a sobrevivência do indivíduo, os animais buscam a manutenção da espécie. A Douradaum peixe de mais de 1,5 metro de comprimento, conhece a floresta amazônica de ponta a ponta.

 

A  Dourada é um dos grandes bagres amazônico; apesar do nome, em geral, sua cor é prateada
A Dourada é um dos grandes bagres amazônico; apesar do nome, em geral, sua cor é prateada

 

Nascendo no sopé das montanhas andinas, é carregada pelas águas até o estuário atlântico; então, madura e nutrida, a Dourada volta para as nascentes em razão de condições ideais de reprodução. O percurso ultrapassa 11.500 km. Enfrentar o fluxo contrário dos rios, saltar pelas quedas de água e passar por predadores sorrateiros é a aventura que permite a continuidade da espécie.

 

Nenhum peixe de água doce no mundo realiza uma jornada tão longa como a Dourada
Nenhum peixe de água doce no mundo realiza uma jornada tão longa como a Dourada

 

Apesar de tantas adversidades, nenhum obstáculo imposto pela natureza é maior do que a interferência humana. As barragens das hidrelétricas do rio Madeira no Amazonas impedem o deslocamento da Dourada; as luzes artificiais nas praias desorientam os filhotes de tartaruga a caminho do mar; o aquecimento global altera a localização das áreas úmidas de pouso do Fuselo.

 

Na biologia, o termo Fitness traduz a aptidão que os animais possuem para enfrentar as suas aventuras. Essa condição permite superar os obstáculos naturais; contudo, para encarar os desafios colocados pelo homem, nem mesmo uma academia é capaz de prepará-los.

 

Correndo atrás do prejuízo
Correndo atrás do prejuízo

 

 

Colaboraram:

Lilian Patricia Sales Macedo, Bióloga pela Unicamp, pesquisa a relação entre mudanças climáticas e comportamento animal

Carlos Durigan, Ecólogo com mestrado pelo INPA, diretor da WCS Brasil (organização de conservação ambiental)

Paulo dos Santos Pompeu, Biólogo, professor da UFLA, especialista em recursos hídricosRudi Laps, Biólogo, professor da UFMT com estudos na alteração do hábitat na avifauna

 

Espécies mencionadas:

Fuselo (Limosa lapponica baueri)

Tartaruga marinha (Dermochelys coriacea)

Dourada (Brachyplatystoma rousseauxii)

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com