Editorial | Encare o abismo

Por Filipe Narciso e Pedro Ferreira

Arte por Iasmin Rodrigues e Rebeca Alencar

Se durante o período do Renascimento a arte europeia se voltava às imagens naturais e sublimes da Antiguidade para referência, é também nessa época que grutas inexploradas desde a Roma Antiga introduziram uma estética de deformação da realidade capaz de ampliar os horizontes artísticos do Ocidente.

É da palavra gruta, em italiano, que se deriva a morfologia da palavra grotesco, que pode abarcar tanto o surgimento da estética quanto a própria ideia claustrofóbica, úmida e obscura da formação natural de uma gruta. É nessa escuridão que a mente humana inventa os monstros de que tenta fugir.

O vocábulo também faz referência a tudo que é visto como ridículo, antinatural, vulgar e digno de escárnio. Dessa diferenciação condescendente, em que a comicidade provém do deboche com o que é classificado como inferior, o grotesco é o que questiona o status quo. É o show de horrores capaz de despertar fascínio e repulsa.

Se o belo existe, então também existe o feio. E às vezes algo além do feio. Algo mais cômico, mais repulsivo, mais visceral. Algo grotesco.

O claro! grotesco busca suscitar esses sentimentos ao propor uma livre expressão do grotesco. Análises, afirmações e (res)significações a fim de valorizar ou não a existência daquilo que é, por si só, subversivo.

Expediente — Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Maluly. Professora responsável: Eun Yung Park. Editores de conteúdo: Filipe Narciso e Pedro Ferreira. Editoras de arte: Iasmin Rodrigues e Rebeca Alencar. Editor online: Bruno Miliozi. Diagramadores: Aldrey Olegario, Isabella Marin, Mara Matos, Mateus Dias, Matheus Nascimento, Theo Sales. Repórteres: Ana Paula Alves, Ana Carolina Guerra, Cadu Everton, Luana Machado, Lucas Zacari, Maria Clara Abaurre, Mariana Marques, Pedro Guilherme Costa e Sarah Lídice. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508-020. Telefone: (11) 3091-3121. O Claro! é um produzido pelos alunos do quinto semestre do curso de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso – Suplemento.