Um que se faz muitos

Por Gustavo Zanfer e Guilherme Caldas

Arte: Jorge Fofano

Enquanto decidíamos o título desta edição, a dúvida era entre “claro! Desejos” e “claro! Desejo”. Afinal, trata-se de singular ou plural?

Caminhando pelos parágrafos dos textos que engordam a revista, o ato de desejar dá pistas de que talvez seja plural, separado em caixinhas. Está borrifado na psicologia, na sociologia, na filosofia e nas ciências biológicas.

Em todas as frentes, parece ser ele aquilo que move projetos e determina o destino de pessoas ou de uma sociedade – tudo isso acontecendo porque, mesmo em segundas-feiras de manhã fria e chuvosa, alguém decidiu levantar da cama. Dentro desse alguém, piscam as fagulhas pelo desejo de concretizar algo.

Mas essa característica multifacetada do desejo nos permite classificá-lo em mais ou menos, quente ou gelado, forte ou fraco, esquerda ou direita?

Desde o desejo verbalizado que escapa da boca por um ato falho, o interesse da mulher que escreve cartas de amor para o seu amado psicopata enjaulado na prisão, o impulso gerado pelo marketing nos consumidores para vender seus produtos, até a completa apatia daqueles que não sentem desejo. Toda essa rede complexa nos parece culminar num só turbilhão: o desejo, no singular.

Nesta edição, o claro! Desejo pretende oferecer munição ao leitor para que ele encontre e entenda os vários rostos do desejo no mundo e em si mesmo.

Expediente – Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Maluly. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Jorge Fofano. Editores de conteúdo: Guilherme Caldas e Gustavo Zanfer. Editor de Arte: Sebastião Moura. Editor Online: Wálace de Jesus. Diagramadores: Aline Novakoski, Ana Luiza Cardozo, Arthur Macedo, Guilherme Gama, Henrique Araujo, Jaqueline Silva, Júlia Rodrigues, Juliana Alves Mendonça e Thiago Gelli Carrascoza. Repórteres: Alessandra Barrozo, Beatriz Herminio, Beatriz Lopomo, Bruno Kristoffer, Drica Marcelino, Giovanna Preto, Ivan Conterno, Julia Mantuani, Juliana Matias, Luiz Attié, Manuel Savoldi, Natane Cavalcante, Patrick Fuentes, Thomas Toscano, Tomás Novaes e Vitor Cavalari. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508-020. Telefone: (11) 3091- 4112. O claro! é produzido pelos alunos do sexto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso – Suplemento.