Meu erro foi me amar demais

Por Larissa Leal e Rosiane Lopes

Arte: Mariana Carneiro

O que acontece quando o amor que deveria ser o mais forte e incondicional de todos, é substituido por um amor que machuca? Mães narcisistas exercem uma relação parental conturbada e depreciativa – especialmente com suas filhas, pois veem nelas uma competição direta. “Eu nunca fui para o exterior, por que você tem que ir?” Foi o que Ana, filha de mãe narcisista, ouviu ao contar para mãe sobre sua primeira viagem para fora do país.

Enquanto Ester* seguia os ditos de sua mãe, era uma boa filha. Quando decidiu enfrentá-la, o cenário mudou: “virei uma cobra traiçoeira”. Para chegar ao padrão que agradasse sua mãe, Ester viveu a base de dietas. “Me chamava de gorda e barriguda, mesmo eu sendo magra”.

Segundo a psicóloga Tais Nicoletti, mães narcisistas são controladoras e esperam que os filhos façam o que consideram certo. Enxergam-nos como uma extensão de si mesmas, uma falha da prole significa uma falha da mãe. Apesar de inalcançável, a  busca pela aceitação da mãe pode durar anos e afetar a maneira como os filhos lidam com relações futuras.

Acreditar que o amor sempre terá uma configuração dolorosa e que ninguém vai conseguir amá-las de outro jeito é um sentimento constante de mulheres que convivem com essas mães. Ana, após ser forçada pela mãe a casar aos 16 anos, se casou novamente e sofreu agressões morais e físicas do marido. Após se separar, o reencontrou na casa da mãe, que tinha uma ótima relação com o ex-genro – mesmo sabendo de toda a situação.

O controle da mãe narcisista pode se mesclar na relação parental e se tornar tão sútil que, por vezes, o filho pode não perceber que sofre abusos disfarçados de cuidados e preocupação. Críticas, humilhação e  comparação, manipulação e chantagem emocional se escondem sob a justificativa do amor materno.

As consequências de uma relação parental narcísica são profundas e o adoecimento psíquico é iminente. Marcados pela incapacidade de formar uma personalidade, se desvencilhar de uma mãe narcísica e de um amor que machuca pode ser um labirinto sem saída.

*O nome da fonte foi alterado para preservar sua identidade