Nuances de nós

Por Caroline Kellen e Larissa Leal

Às vezes precisamos encarar traços desagradáveis da nossa personalidade: como nós nos tornamos essa pessoa? Como os traços que antes eram apontados no outro, hoje, são nossos? Pode parecer assustador que tudo o que vivemos e todos com que convivemos nos marcam, aos poucos, mesmo sem perceber.

É ainda mais intenso quando entendemos que da mesma maneira que carregamos certas heranças, contribuímos na composição do outro. É difícil mensurar o impacto desse mar de nós, como nosso romper de ondas pode ferir ou curar, destruir ou ressignificar. Marcamos e somos marcados, e é disso que as pessoas são formadas.

E tudo isso é tão automático que muitas nuances de quem somos se perdem na rotina. Olhar atentamente para esse mosaico e desvendar o que o compõe — ir além de um fugaz vislumbre do mar de si, refletir sobre tudo que deve existir nas nossas profundezas — é algo constantemente evitado.

O claro! Marcas surge com o intuito de explorar e se aprofundar nas singularidades que constroem nossa identidade. Vivências e experiências traduzidas em uma infinidade de marcas — recebidas ou entregues, às vezes queridas, às vezes nem tanto. Tudo marca.

Expediente – Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Guimarães. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Rebeca Fonseca. Editoras de conteúdo: Caroline Kellen e Larissa Leal. Editora de Arte: Rebeca Fonseca. Editora Online: Natalia Nora. Ilustradoras: Beatriz Sardinha e Victoria Borges. Diagramadores: Antônio Misquey, Bianca Camatta, Diogo Bachega, Gabriel Gama, João Aguiar, José Vieira, Julia Custódio, Lívia Magalhães, Rosiane Lopes e Valentina Moreira. Repórteres: Amanda Marangoni, Carolina Borin, Duda Ventura, Emilly Gondim, Gustavo Assef, Isabella Oliveira, João Pedro Barreto, Júlia Castanha, Karolina Monte, Lara Paiva, Laura Guedes, Lorraine Moreira, Maria Carolina Milaré, Mariana Carneiro, Matheus Nistal, Regis Ramos, Renato Brocchi e Rodrigo Tammaro. Revisão de texto: Thiago Campolina. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508 920. Telefone: (11) 3091- 4112. O claro! é produzido pelos alunos do quinto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso-Suplemento.