A “vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negatividade total da história”. Foi assim que o crítico de arte Giulio Carlo Argan descreveu o sentimento de artistas que, no século 20, passaram a fazer arte com um intuito único: expressar-se.
Ao romper com o passado, a preocupação em captar o mundo exterior como ele é foi deixada para trás, e a importância dada a como esse mundo é visto passou a ser a regra. Naquele momento, o que estava em pauta era nada menos que a comunicação. A necessidade de expressar o que se pensa e sente sobre a realidade, seja ela qual for, da maneira que preferir.
O claro! Expressão pretende ter um olhar semelhante. Entendendo que as formas de manifestação são tão diversas quanto nós mesmos, esta edição quer explorar as maneiras plurais por meio das quais podemos pintar a realidade com um pouco de cada “eu”. Por que temos esse ímpeto? Como o fazemos? E se não formos compreendidos ou capazes de compreender?
Os expressionistas não foram os primeiros a darem voz aos seus sentimentos. A inclinação à introspecção, a manifestação das emoções, como externalizá-las e a expectativa da recepção são características do ser humano desde que o mundo é mundo.
Por meio da arte, da escrita, das roupas, dos grandes — ou pequenos — gestos, da opinião, da fisionomia ou da fisiologia. O que está em pauta são as pessoas, suas diferenças e tudo o que deriva disso. E você, leitor, é o convidado para compor conosco este sentimento que é de todos nós.
Expediente – Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Guimarães. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Júlia Galvão. Editoras de conteúdo: Ingrid Gonzaga e Julia Estanislau. Editora de Arte: Júlia Galvão. Editora Online: Camilly Rosaboni. Ilustradores: Billie C. Fernandes e Ca Andrade. Diagramadores: Bárbara Bigas, Beatriz Pecinato, Cecília de O. Freitas, Ester de Brito, Júlia Moreira e Tulio Gonzaga. Redação: Alessandra Ueno, Camila Sales, Carolina Sena, Gustavo R. Silva, Julia Ayumi, Maria Fernanda Barros, Mariana Rossi, Nicolas Coelho, Raquel Tiemi, Luana Takahashi e Suelyton Viana. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508 920. Telefone: (11) 3091- 4112. O Claro! é produzido pelos alunos do sexto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso-Suplemento.