Agenda, jornalista, explorador

Por Luís Viviani

Caso X-26: “Assassinou a própria mãe”

Um contato da delegacia informou que houve uma ligação para lá denunciando um assassinato. Quem ligou foi uma vizinha da vítima.

O caso é: um rapaz por volta dos 20 atirou na própria mãe. Ambos moravam juntos desde a morte do pai, há uns anos. Segundo a vizinha, o menino não trabalha e é um completo vagabundo (o que torna mais fácil provocá-lo).

Cena do crime: Foi um único tiro, seco, estridente e à queima roupa, direto nos miolos. Sangue para todos os lados. Ótimo caso, boa narrativa. Incitar o acusado, fazê-lo chegar aos limites.

Possíveis perguntas ao detido: Por que você matou a sua mãe, rapaz? Atirou nela à sangue frio para roubá-la e comprar drogas? O que seu pai diria sobre isso? Você tem antecedentes criminais? Se sente um assassino? Como conseguiu um revólver? Anda sempre armado?

Perguntas sobre a mãe (causar sentimento de culpa): Ela era uma boa mãe? Ela te fazia comida? Lavava suas roupas? Limpava seu quarto? Qual o momento mais reconfortante que teve com ela? O que acha que ela pensaria agora de você?

Caso X-27: “Incêndio em escola”

Esse caso chegou através de uma fonte que trabalha no corpo de bombeiros.

Detalhes: parece que um grupo de amigos resolveu queimar uma cadeira no colégio para assustar os mais novos, mas o plano saiu melhor do que o imaginado e muitas áreas foram atingidas.

Observações: Levar câmera fotográfica para captar o teor do caos instalado. Focar em pais que estejam procurando seus filhos. Tentar pegar parte da fumaça e da fuligem + crianças desesperadas. Perguntar aos funcionários por que eles não estavam inspecionando os estudantes. Não há extintor de incêndio no local? O que o diretor tem para falar? Há vítimas? Quantas?