Canções para o bem-estar

Por Giovana Bellini

partitura09

Uma melodia que acalma, um ruído que lembra a infância, uma música que faz esquecer da dor: os sons também podem ser uma terapia para quem busca conforto, alívio, bem-estar. Musicoterapia é o nome desse tratamento capaz de auxiliar tanto no tratamento de quadros psicológicos, quanto naqueles relacionados a sensações físicas. “É uma terapia que utiliza as experiências musicais para alcançar os objetivos traçados. É dividida em interativa – quando o foco é o fazer musical – e receptiva, na qual o foco é a audição”, explica a futura musicoterapeuta Tatiana Komi.

Não é necessário ter conhecimentos musicais técnicos ou saber tocar instrumentos para procurar a terapia pelo som. Na verdade, é o próprio repertório musical do paciente que irá compor a sessão de musicoterapia. É o que atesta Alessandra Sanchez, que utilizou a terapia com música paralelamente às sessões de quimioterapia: “músicas que meu pai cantava para mim quando pequena ou outras que traziam mensagens de esperança eram as que mais me agradavam ouvir”. Ela foi apresentada à musicoterapia por uma antiga amiga que sabia que, na época, ela enfrentava um câncer de mama.

As palavras de Alessandra mostram como a terapia pode ajudar pacientes com doenças graves: “a música trazia companhia e palavras de conforto para aquele período de enfrentamento. De alguma forma, ela amenizava, mesmo que por pouco tempo, as angústias do tratamento”, relata a paciente. Não é só como tratamento, a musicoterapia também auxilia pacientes terminais no processo que envolve a morte. A relevância do assunto é tamanha que surgiram vários cursos de graduação no Brasil para formar profissionais musicoterapeutas.

Consenso é a importância do som em nossas vidas. Vivemos, desde a infância,  invadidos pelos mais variados ritmos: cantigas de ninar, óperas e concertos clássicos, as serenatas, o batuque do samba, as músicas românticas, o hino do time, enfim, todo e qualquer tipo de ruído que acaba virando música. Vamos, pouco a pouco, construindo uma coletânea musical que nos acompanha pelo resto de nossas vidas e que, de algum modo, nos desperta alguma sensação. Seja harmonia, letra ou melodia, o som ocupa importância imensurável na constituição da nossa história.