Dois Rodrigos, duas medidas

Por Giuliana Viggiano

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que ficar perto da pessoa amada faz muito bem. Um abraço rápido, dormir de conchinha ou só ficar próximo a quem se ama é o suficiente para a liberação de ocitocina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Ana Paula e Rodrigo são prova de que distância faz diferença. Se casaram em 2011 na cidade de Campanha, em Minas Gerais: mais ou menos o meio do caminho entre as capitais mineira e paulista. O motivo? Cada um morava em uma cidade — e continuou lá depois do matrimônio.

Ela estava grávida e logo tiveram Bárbara, que fez com que a vontade de morar junto crescesse cada vez mais. Era inviável, para eles, manterem um relacionamento à distância, criarem uma filha e serem felizes ao mesmo tempo. Cerca de um ano depois, Rodrigo veio para São Paulo: esperar uma semana para ver a menina era tempo demais.

Isso não é regra, contudo. Sophie e o outro Rodrigo são super bem resolvidos e moram muito longe um do outro: ele em Piracicaba, no interior paulista, e ela na Finlândia. Mas essa não é a primeira vez que ficam separados, o casal passou dois anos de cinco do relacionamento separado, já que ela viaja muito.

Os dois, entretanto, gostam da distância. Por mais que o tempo passe muito rápido quando estão juntos, os quilômetros que os separam não são de todo ruim: “Não nos arrependemos de nada, sentimos falta um do outro e quando nos vemos é muito bom. Aproveitamos cada segundo como se fosse único”, conta o casal.

Não sei se existe um estudo sobre relacionamentos à distância, mas se houver, com certeza, os Rodrigos e suas respectivas companheiras deveriam participar. Se falta ocitocina para uns, sobra paixão e adrenalina para outros.