Não se vê, mas existe

Por Isabella Oliveira e Rosiane Lopes

Arte: Lívia Magalhães

Quem dera a capa da invisibilidade não fosse só ficção. Todos se esconderiam e existir talvez fosse mais fácil. Só que na vida real as coisas não se resolvem como nos filmes. Aqui, a magia não está em artefatos encantados, mas sim no que enxergamos e no que não vemos.

Crenças, histórias, sensações e sentimentos passam tão despercebidos pelo olhar humano que parecem não estar lá. Nesse contexto, o claro! Invisível questiona a ideia do ‘se eu não vejo, não existe’. Afinal, muito do que é caracterizado como imperceptível apenas escapou de nossa visão.

Nas próximas páginas descobriremos, por exemplo, que acreditar na força do universo talvez seja o elemento que faltava para realizar um grande desejo, mas cuidado, isso é um segredo. Além de mergulhar no movimentado mercado de trabalho dos fantasmas e perceber que a companhia perfeita pode ser fruto da imaginação.

Nesta edição, convidamos os leitores a romperem a barreira entre o visível e o invisível ao se concentrarem em histórias que, intencionalmente ou não, deixamos de enxergar. Abra a mente. Há muito o que encontrar por baixo da capa.

Expediente – Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Guimarães. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Carolina Borin e Lívia Magalhães. Editoras de conteúdo: Isabella Oliveira e Rosiane Lopes. Editora de Arte: Carolina Borin. Editora Online: Júlia Castanha. Ilustradoras: Caroline Kellen e Lívia Magalhães. Diagramadores: Amanda Marangoni, Antônio Misquey, Beatriz Sardinha, Bianca Camatta, Gabriel Gama, Lara Paiva, Maria Carolina Milaré, Mariana Carneiro e Rodrigo Tammaro. Repórteres: Diogo Bachega, Duda Ventura, Gustavo Assef, João Francisco Aguiar, João Pedro Barreto, Julia Custódio, Junior Vieira, Karolina Monte, Larissa Leal, Laura Guedes, Lorraine Moreira, Matheus Nistal, Natalia Nora, Rebeca Fonseca, Renato Brocchi, Thiago Campolina e Victoria Borges. Revisores de texto: Emilly Gondim e Valentina Moreira, Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508 920. Telefone: (11) 3091- 4112. O claro! é produzido pelos alunos do quinto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso-Suplemento.