Sem Rótulos

Por Karolina Monte e Rodrigo Tammaro

O amor não tinha cor no início do relacionamento de Vinícius e Mariane Martins. Sequer passava pela cabeça dela, uma mulher negra, as futuras conversas sobre interracialidade que viria a ter com o primeiro namorado. Essas conversas ainda acontecem, mesmo após dois anos e meio de namoro.

No começo, nomear as discordâncias entre eles foi difícil. Depois, Mariane e Vinícius se deram conta de que muitos dos problemas que enfrentavam no relacionamento estavam ligados ao fato de ela ser negra e ele branco.

A discussão sobre interracialidade permeou muitos âmbitos de convivência mútua do casal: as experiências eram as mesmas, mas não as atenções. Mariane se preocupava mais com o julgamento de amigos e familiares. A família dela, aliás, ficou receosa com o fato de ela namorar um homem branco.

Para a pesquisadora em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Edilene Machado Pereira, essa preocupação faz parte de uma subjetividade das mulheres negras. Após pesquisar relações de gênero, raça e afetividade, Edilene constatou que essas mulheres são preteridas e rejeitadas como parceiras amorosas: “nós somos trocadas pelas mulheres brancas porque elas têm um perfil mais aceito na sociedade. E isso tem implicações muito fortes que afetam o emocional, a autoestima, a saúde psicológica e a existência dessa mulher enquanto mulher negra”, explica.

Mariane não se considera palmiteira, mas poderia ser rotulada dessa maneira na internet. Palmitagem é uma palavra popularizada no Twitter para definir a relação de homens e mulheres negras com pessoas brancas.

O termo é criticado pelo casal e também pelo estudante João Gabriel, o JG. Por escolha própria, o jovem passou anos sem se relacionar com mulheres brancas, mas acredita que o rótulo empobrece o debate. “A palavra bloqueia muitas conversas que poderíamos ter sobre outros aspectos da luta do povo preto”, afirma.

Ele conta que, naquele momento da vida, optou por manter apenas relações afrocentradas por acreditar que essa seria mais uma forma de se aliar às lutas históricas e sociais das mulheres negras. Edilene avalia como justificável e compreensível essa escolha. Além disso, ela afirma que nos relacionamentos afrocentrados as pessoas negras estão menos suscetíveis a agressões psicológicas e amorosas.

JG voltou a se relacionar com mulheres brancas por acreditar que a afinidade e personalidade são mais importantes que a cor de pele. Edilene Pereira, assim como Mariane e Vinicius também mantém relações inter-raciais.

Diante das próprias experiências, eles concluem que as relações afrocentradas não são necessariamente melhores. São apenas escolhas e maneiras diferentes de viver uma relação.