Visões Futuras

Por Amanda Marangoni e Lara Paiva

O futuro nunca cumpre tanto quanto promete, afirma o ditado popular. Mas isso não impede a especulação e a imaginação de correrem soltas. O campo da ficção científica esboça, de variadas formas, o que há por vir: desde carros voadores e viagens intergalácticas, até histórias distópicas. O gênero provoca reflexões e expectativas sobre o que, de fato, o amanhã pode reservar.

As previsões criativas de obras de ficção científica impressionam muitas audiências. A franquia Star Wars estreou em 1977 e até hoje preserva sua popularidade: o novo filme da saga conquistou o topo da bilheteria mundial em 2015. Mesmo com décadas de distância, a ficção científica perpassa gerações e influencia a expectativa de espectadores e fãs de diferentes idades.

A saga original foi realizada em meio à Guerra Fria, refletindo o clima armamentista e a corrida espacial. Gerson Lodi-Ribeiro, autor de ficção científica, cresceu durante o período e lembra que acontecimentos como a viagem do homem à lua causaram impacto. Mesmo com a tensão no campo da tecnologia hoje em dia, o futuro assume um caráter positivo quando comparado à realidade de ameaça nuclear. “Alguém poderia apertar um botão e tudo acabaria em minutos.”

Futuróloga e autora de ficção científica, Lidia Zuin aponta que o contexto sócio-cultural afeta as narrativas do gênero como um todo e servem de metáforas para questões concretas da nossa realidade. “É uma forma mais acessível de endereçar temas complexos, como inteligência artificial, de forma que mais pessoas possam entender e, também, perceber que são afetadas”, explica Zuin, sobre sua abordagem na futurologia.

As visões futuras da ficção científica não são proféticas, mas isso não significa que sua influência é puramente fantasiosa. Escritores criam variadas realidades e futurólogos contemplam inúmeras previsões sobre o que acontecerá. Para além de sua veracidade, as perspectivas para o amanhã afetam a maneira como as pessoas enxergam e se relacionam com a realidade presente.

Colaboradores: Lara Soares e Theo Cardoso, estudantes e fãs de ficção científica; Márcio Dala Côrte, profissional de tecnologia da informação.