tchau, amiguinho!

Por Guilherme Bento

Arte: Adrielly Kilryann e Guilherme Castro

Antes de ir para a faculdade, Andy, em Toy Story 3, decidiu que era hora de doar os seus brinquedos. A despedida doeu para os espectadores que acompanharam e se apegaram à relação do menino com o cowboy Woody e companhia.

Na infância, a criança confere a objetos como brinquedos, paninhos e chupetas a representação da figura dos seus cuidadores principais, de acordo com a psicóloga Manuela Moura. É como se eles trouxessem a segurança e o zelo que são associados à família. Esse apetrecho, posteriormente, pode acompanhá-la à medida em que ela é socializada em diferentes ambientes, ajudando a gerar confiança e conforto para descobrir o mundo.

É essa linha que a música tema de Toy Story entoa para falar da relação de Andy com seus brinquedos, em especial no verso “Amigo, estou aqui”, na versão brasileira.

Mas nem toda criança consegue desapegar dos seus objetos de afeto naturalmente com o amadurecimento. Algumas delas prolongam essa relação, porque “podem se sentir inseguras por um tempo maior e demandar mais daquele item”, conta Manuela.

Heitor Oliveira, 34, conta que, por carência e medo, levou um tempo – e várias conversas com sua mãe – até conseguir desapegar de seu travesseiro preferido.

Quando o apego acaba se prolongando, a psicóloga recomenda que os cuidadores tentem identificar o que está gerando insegurança na criança. Seja uma transformação em casa, a morte de alguém, mudanças de domicílio, dificuldade em se separar da família, dentre outros.

Ao compreender a motivação do desconforto, é possível direcionar o desapego. Por meio do diálogo e, a depender do caso, acompanhamento psicoterapêutico, a criança pode entender que a sua segurança e conforto não precisam depender do brinquedo.

Andy reencontra Woody ao longo do filme – não como seu fiel escudeiro contra os monstros e aventureiros imaginários, mas como parte da memória de sua infância, uma fase boa e afetiva. Desapegado, ele passa o amigo para os cuidados de Bonnie.

COLABORADORES: JÚLIA COSTA, PSICÓLOGA, RAQUEL MENDES, PEDAGOGA, DEISE ELIAS, PEDAGOGA, LUIZ MENDONÇA, BEATRIZ LEITE E JADE ELIAS.