até breve?

Por Fernanda Real e Gabriele Koga

Arte: Breno Queiroz e Lucas Tôrres Dias

Como cantou o mineiro Milton Nascimento, encontros, desencontros e despedidas são inevitáveis e fazem parte da jornada humana em movimento, representada por vais e vens em plataformas de trem. “Tem gente que chega pra ficar. Tem gente que vai pra nunca mais. Tem gente que vem e quer voltar”. A certeza que resta é compreender que a vida continua de longe ou de perto e o fluxo também.

A edição do claro! encontro busca abordar a multiplicidade de situações que envolvem a palavra “encontro”. Contemplamos uma exploração pessoal e emocional das experiências humanas, proporcionadas pela ação de união. O contrário também ocorre: a desunião e os desencontros são inerentes ao cotidiano – seja pelo fim de um relacionamento, de uma fase da vida ou ainda pelo desafio de lidar com emoções da realidade do “nunca mais”.

Encontros marcam o tempo presente, nos falam sobre o passado e podem criar expectativas sobre os eventos futuros. Envolvidos na mística do destino, a tragédia cotidiana, a correria pela vida nas cidades do milênio, o luto pelos dias perdidos e a recuperação de si retratam propósitos de vida, busca por respostas e escolhas que fazemos.

Traduzir a essência humana é contar, por meio de histórias, as questões e os desafios mais profundos que moldam a nossa existência. O trem é o instrumento que separa, é ele que pode levar para um novo lugar e também trazer quem está distante. O desembarque pode não ser um adeus. Como escreveu Milton Nascimento, há dois lados da mesma viagem, já que o trem que chega é o mesmo da partida e a hora do encontro é também despedida.

Expediente: Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Guimarães. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Beatriz Ferreira, Breno Queiroz e Fernanda Real. Editoras de conteúdo: Fernanda Real e Gabriele Koga. Editora de Arte: Beatriz Ferreira. Editor Online: Murillo César Alves. Ilustradores: Breno Queiroz e Lucas Tôrres Dias. Revisora: Dani Alvarenga. Diagramadores: Damaris Lopes, Erick Lins, Guilherme Bento, Guilherme Castro, Leonardo Vieira, Mateus Cerqueira, Mavi Faria, Rafael Canetti e Victória Pacheco. Repórteres: Ana Júlia Maciel, Ana Medeiros, Adrielly Kilryann, Diogo Leite, Fernando Cardoso, Gabriela Lima, Isabel Vernier, Letícia Naome e Rian Damasceno. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508 920. Telefone: (11) 3091- 4112. O claro! é produzido pelos alunos do sexto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso-Suplemento.