Memórias submersas

Por Gabriel Eid e Guilherme Castro Sousa

Arte: Gabriele Mello

Entre 1896 e 1897, no sertão da Bahia, um embate armado entre o exército brasileiro e os sertanejos, liderados pelo líder religioso Antônio Conselheiro, causou a morte de 25 mil brasileiros. O arraial fundado pela população foi destruído, mas os poucos sobreviventes conseguiram reerguer o vilarejo sob o nome de Canudos.

O povoado existiu até a década de 50, quando, por iniciativa do Governo Federal, o açude de Cocorobó foi construído. Os habitantes se deslocaram para a atual cidade de Canudos reconstruída, pela segunda vez, a 13 quilômetros do antigo arraial. De acordo com Anderson Marinho, pesquisador da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, nos tempos de seca, as ruínas do velho município emergem e a população aproveita para rezar uma missa em homenagem aos seus antepassados.

Existe uma repetição da história de comunidades submersas pelo Brasil. Entre 2008 e 2016, por exemplo, a implementação do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, na Amazônia Ocidental, levou à remoção de mais de 2800 pessoas de suas residências. Já o projeto da Usina de Belo Monte, finalizada em 2019, no Pará, resultou no deslocamento forçado de mais de 40 mil indivíduos.

A construção de barragens e hidrelétricas tende a ser realizada longe dos grandes centros urbanos. No entanto, o impacto da ação humana tem consequências locais e globais, fazendo com que a submersão chegue também às grandes cidades costeiras do Brasil devido ao aquecimento global. De acordo com um relatório especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, lançado em 2019, mesmo que as emissões de gases de efeito estufa fossem reduzidas, o nível do mar poderá subir entre 30 e 60 centímetros até 2100.

Além disso, um estudo divulgado em 2023, elaborado pela Human Climate Horizons, inclui as cidades do Rio de Janeiro e Santos em uma lista de dez cidades que podem ter 5% ou mais do seu território submerso de forma permanente até o fim do século.

Nesse cenário, as barragens têm outro propósito: impedir a submersão de um território, em vez de causá-la. António Guterres, secretário-geral da ONU, apontou, em abertura de uma reunião do Conselho de Segurança em 2023, que 900 milhões de pessoas podem ser diretamente impactadas pela elevação do nível do mar.

Colaboradores: Joseph Harari e Luigi Jovane, professores do Instituto Oceanográfico da USP.