A depressão é cinza

Por Paula Mesquita

“Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome

Cores de Almodóvar

Cores de Frida Kahlo

Cores”

A doçura da música de Adriana Calcanhotto me cativa desde criança, quando a ouvia tocar no rádio do carro de minha mãe. Na época, nem fazia ideia de quem seriam Frida Kahlo ou Almodóvar; sabia apenas que tinham nomes engraçados, e que, como eu, deveriam gostar das cores. O amarelo, minha preferida desde os doze anos, me remetia ao calor, vida, otimismo. E eu sempre me considerei uma pessoa otimista. Entusiasmada com o caminho que via à frente para a minha vida, amarelo reluzente como o sol.

De repente, tudo era cinza. Não foi gradual a minha transição para a vida incolor; fui simplesmente tomada de assalto. O azul do céu do interior, que brilhava sobre minha cabeça todas as manhãs quando ia para a escola, cinza. O vermelho vivo do meu batom favorito, cinza. As árvores, outrora tão verdes, cor nenhuma. Nada. Tudo chumbo, concreto, opaco.

Me tornei uma grande massa cinzenta por dentro – e por fora, como todos ao meu redor pareciam fazer questão de apontar. “Como você emagreceu tanto?” “Que cara de cansada!” “Por que eu não te vejo mais?”

Ilustração_moça_pintada

Por que não me vê mais? Não sei, mas nem eu me vejo mais; talvez esse seja justamente o problema. Uma névoa terrível embaça todos os espelhos e impede que a vista alcance até a mim mesma. E de que importa?

O cinza por todos os lados sufoca como uma prisão, da qual não parecia haver escapatória. Cinza é a cor da mordaça que me sufoca; é, também, a cor do tédio – este, talvez, ainda mais perigoso do que a mordaça. Com o alívio que o não sentir representa, um alento para corpo e mente exauridos dos longos períodos de sofrimento intenso, vem junto o desapego que impulsiona uma rota de fuga pela janela do sexto andar.

Mas não, a questão nunca foi essa. Cair de cabeça na imensidão disforme não resolverá, não me fará voltar a ver o arco-íris de que tanto sinto falta, e eu sempre soube disso.

O que fará, então? Basta querer? Porque eu quero ver. Eu quero ver, quero ver muito! Por favor, alguém me dê algumas canetinhas, uma caixa de lápis, vou criar o meu colorido. Se me arrumarem tintas e um pincel, quem sabe posso me tornar, eu mesma, minha própria Frida Kahlo. Sem arrogância, sem pretensões de ser uma grande artista… Apenas suficientemente satisfatória para pintar alguma vida no quadro da minha existência.

Para que finalmente os raios de sol voltem a  beijar minha pele e colorir meu caminho daquele amarelo brilhante da minha infância.  Ou então de rosa, verde, azul, sem preciosismos; se precisar, também pode ser aos pouquinhos. Mas vê se não demora, tá bom, arco-íris? Porque já estou há tempo demais debaixo dessa chuva.