O balanço necessário e dispensável | Editorial

Por Laura Alegre e Leticia Camargo

Este ano parece um verdadeiro castelo de cartas: com bases instáveis, que nos faz temer qualquer ventinho soprando perto demais. As estruturas não parecem mais tão sólidas, principalmente com a pandemia e as inseguranças sobre a saúde, na política e na vida de cada um. No meio de tanta instabilidade, a busca por equilíbrio ganha ainda mais relevância. Mas o que é exatamente o equilíbrio, e como é possível alcançá-lo?

Esta edição do claro! explora as diferentes facetas desse conceito que parece tão próximo e ao mesmo tempo tão distante. O equilíbrio não é reservado somente a uma bailarina em sapatilhas de ponta, tampouco a um trapezista de circo. Todos precisam de equilíbrio físico, mental e no relacionamento com o mundo ao redor. Conciliar razão e emoção, trabalho e lazer, mente e corpo, expectativas e realidades parece uma tentativa constante de alinhar os pratos de uma balança, que sempre pende de um lado para o outro.

Mas será que equilibrar essa balança é sempre necessário? Na verdade, há situações em que o equilíbrio é pouco desejável ou mesmo inalcançável. Afinal, o que seria de nós se dançássemos sempre conforme a música, sem nunca destoar? Se tivéssemos um equilíbrio perfeito de corpos, ideias e atitudes? “Sair da linha” e quebrar paradigmas também é preciso. Desequilibrar, em alguns casos, é o que nos faz manter a mente sã, nos faz individuais e mais próximos de nós mesmos.

Expediente: Reitor: Vahan Agopyan. Diretor da ECA-USP: Eduardo Henrique Soares Monteiro. Chefe de departamento: André Melo de Chaves Silva. Professora Responsável: Eun Yung Park. Editores de Conteúdo: Laura Alegre e Letícia Camargo. Editores online: Gabrielle Torquato e Samantha Prado. Editores de Arte: Gabrielle Yumi e Renan Sousa. Repórteres: Bianca Muniz, Caroline Aragaki, Caio Mattos, César Costa, Diego Bandeira, Fernanda Pinotti, Hugo Vaz, José Carlos Ferreira, Karina Merli, Leonardo Lopes, Maria Laura López, Mariana Arrudas, Mariana Cotrim, Mayumi Yamasaki, Pedro Ezequiel, Pedro Teixeira, Sofia Aguiar, Tainah Ramos, Vital Neto e Yasmin Caetano. Capa: Gabrielle Yumi (produção) e Renan Sousa (planejamento).  Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo/SP, CEP: 05558-900. Telefone: (11) 3091-4211