Procura-se: raro!

Por Laisa Dias e Thais Morimoto

Arte: Clarisse Macedo

Nesta edição do claro! procuramos tratar de assuntos dificilmente abordados. E foi aí que achamos o maior obstáculo: como encontrar algo que é tão incomum? As raridades não têm um significado único.

Os colecionadores de artefatos são os exemplos que geralmente lembramos primeiro, eles procuram por itens exclusivos e, por algum motivo, valiosos.

A baixa incidência também torna algumas questões atípicas, é o exemplo de esportes pouco familiares no Brasil, tipos sanguíneos que fogem do padrão que conhecemos ou até mesmo as pessoas com albinismo.

O raro ainda pode nos surpreender. Há raridades que são criadas pelo ser humano. É o caso de raças de animais feitas em laboratórios, criando o animalzinho “perfeito”, do tamanho e aparência desejada.

Ao mesmo tempo que criado, o incomum pode ser consequência da destruição da ação do homem, como a submersão de cidades inteiras decorrente da construção de barragens e do desaparecimento de povos indígenas, derivado de apagamentos históricos e da degradação da natureza. Depois de tudo, ele ainda pode ser algo redescoberto, que percebemos o valor após sua quase extinção.

E não para por aí. O raro está na insuficiência dos debates sociais, como a falta de pessoas LGBTQIAPN+ em cargos de lideranças em grandes empresas.

A edição claro! raros buscou variedades em seus assuntos, mas isso não quer dizer que acaba por aqui. Devem existir questões que nós nem sequer conseguimos encontrar, são raras.

Expediente: Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luciano Guimarães. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Clarisse Macedo. Editoras de conteúdo: Laisa Dias e Thais Morimoto. Editora de Arte: Clarisse Macedo. Editora Online: Lívia Lemos. Ilustradoras: Gabriele Mello e Nathalie Rodrigues. Diagramadores: Ana Mércia Brandão, Camilla Almeida, Danilo Queiroz, Gabriel Tavares, Julia Magalhães, Laura Pereira Lima, Mariana Krunfli, Nathalie Rodrigues, Sofia Lanza, Thaís Helena Moraes, Yasmin Araújo. Redação: Caroline Santana, Elaine Borges, Emanuely Benjamim, Felipe Velames, Gabriel Cillo, Gabriel Eid, Guilherme Castro Sousa, Guilherme Valle, Lorena Corona, Maria Trombini, Mariana Zancanelli, Marília Monitchele, Melannie Silva, Osmar Neto, Ricardo Thomé. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508 920. Telefone: (11) 3091- 4112. O claro! é produzido pelos alunos do quinto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso-Suplemento.